Tentando a sorte em cortes reais e tabernas de vilarejos: história dos jogos de azar mais populares da época medieval

 Tentando a sorte em cortes reais e tabernas de vilarejos: história dos jogos de azar mais populares da época medieval

Kevin Freeman

Observado através de um contexto sócio-histórico que faz referência a uma época sem Internet, televisão, música e livros disponíveis, o jogo medieval posiciona-se facilmente no centro de muitas vidas medievais e no principal entretenimento tanto dos trabalhadores como do rei.

Como a Sorte e a Fortuna não tinham o hábito (e ainda não têm!) de fazer distinção entre pobres e ricos, os jogos de azar medievais eram conhecidos por serem a loucura e a ruína de muitos. Roupas perdidas, dinheiro, cavalos perdidos, propriedades e até metades de reinos através de jogos de cartas medievais e dados medievais que agora se apresentam como meros fatos divertidos de tempos passados ​​mencionados de passagem já foram ocorrências cotidianas de muitos.

Extratos dos relatos do rei Henrique VII testemunham seu amor pelo jogo, mas raramente teve sorte nele, pois sofreu enormes perdas e dívidas com isso. Embora tenha aprovado uma lei que proibia "um aprendiz, trabalhador agrícola, operário ou empregado de artesanato" de jogar, ele próprio era conhecido por apostar regularmente em tênis, xadrez e dados.

Mas, os jogos eram disputados na Idade Média? vezes apenas sobre dinheiro e vitórias? Dificilmente. Para a maioria, os jogos de cartas medievais e as aventuras de jogo igualmente excitantes eram uma forma de se divertir e passar o tempo na ausência de outro entretenimento. Apesar de ter sido proibido para os pobres, o jogo conseguiu infiltrar-se em todos os poros do mundo. a sociedade.

Nestedo tempo. Basset resultou, essencialmente, em uma loteria. O grande vencedor foi o dealer (banqueiro) que teve uma série de privilégios, inclusive ter a disposição absoluta da primeira e da última carta.

Nine men's morris

Um jogo de tabuleiro de estratégia para 2 pessoas amplamente popular nos tempos medievais, Nine men's morris era um jogo cuja estratégia ideal foi calculada. Suas origens remontam ao Império Romano. Em inglês, o jogo também é conhecido como nine-man morris, the mill game, mill, mills, merels, merelles, marelles, merrills, morelles e ninepenny marl. O morris de nove homens resulta em empate quando jogado perfeitamente por ambos os jogadores.

O morris de nove homens veio em diversas variações, pois pode ser jogado por três, seis e doze pessoas.

Jogos Tafl

Os jogos Tafl têm raízes nos antigos jogos de estratégia nórdicos e celtas e provavelmente foram baseados no jogo romano Ludus latrunculorum. Tafl também era conhecido como Hnefatafl, Tablut, Tawlbwrdd, Ard Rí, Brandubh e Alea Evangelii. Os jogos da família tafl eram disputados em todo o mundo, predominantemente na Grã-Bretanha, Irlanda, Noruega, Dinamarca, Suécia, Islândia e Lapónia.

No século XII, o jogo tafl foi eventualmente suplantado pelo xadrez. No entanto, o tablut, variante tafl do povo Sami, esteve em vigor pelo menos até 1700. Curiosamente, o tablut ainda é tocado hoje, e de acordo com sua versão originalregras.

Karnöffel

Um jogo de cartas complicado, acredita-se que Karnöffel remonta ao século XV. Como apareceu listado pela primeira vez na Baviera, em 1426, isso o torna o jogo de cartas europeu mais antigo identificável na história do jogo de cartas. O jogo é jogado até hoje.

Shut the Box

Shut the Box, também chamado de Bakarat, Blitz, Cut Throat, Canoga, Batten Down the Hatches, Klackers, Kingoball, Trictrac, Fork Your Neighbour e Jackpot, é um jogo de dados para um ou mais jogadores. Geralmente era jogado em um grupo de dois a quatro para apostar. Existem variações onde a caixa possui 10 ou 12 peças. Alternativamente, dominós e um baralho de cartas podem ser usados ​​para as peças.

Glückshaus

Glückshaus (Casa da Fortuna ou Casa da Sorte) é um jogo de dados medieval que remonta ao século XV. Século XVI, destinado a múltiplos jogadores. É jogado com dois dados num tabuleiro numerado, tradicionalmente o mais popular entre os mercenários. Glückshaus é uma versão um tanto moderna do Games of Seven (jogos jogados com um tabuleiro de apostas com campos geralmente numerados de 2 a 12 e dois dados de seis lados) que surgiu quando o jogo de dados foi combinado com um tabuleiro de apostas para um jogo de cartas.

Raposa e Gansos

O jogo da Raposa e dos Gansos é um jogo de caça medieval que imita uma típica sessão de caça; uma raposa astuta tenta capturar os numerosos gansos. Enquanto isso, os gansos fazemseus próprios truques para ofuscar a raposa, e o jogo continua dessa maneira. Variações de Raposa e Gansos podem ser experimentadas com 13, 17 e 22 peças.

Trionfi

Trionfi era um jogo de cartas italiano do século XV, apresentando conteúdo alegórico relacionado aos usados ​​nos jogos de tarocchi. Trionfi é a origem da expressão geral inglesa "trunfo" e do alemão "trumpfen", ambas relacionadas a jogos de cartas.

Lançamento de moeda

Os jogos medievais dependiam do acaso e da vontade divina na maior parte de sua estrutura. Com isso em mente, a popularidade do lançamento de moeda não surpreende em nada! Para os romanos, o lançamento da moeda era conhecido como navia aut caput ("navio ou cabeça"), enquanto para o povo da Inglaterra, o lançamento da moeda era conhecido como cruz e pilha. O lançamento da moeda não era exatamente um jogo com regras e apostas; em vez disso, foi usado como um complemento a outros jogos ou como um determinante em uma aposta específica. Quem fica com o lado da moeda que chamou – ele ganha. O lançamento da moeda ainda vive.

Cheats de jogos de azar na Idade Média

De acordo com o Livro Direito de Buda, a punição por jogar com dados falsos no início do século XV era perfurar os dados através da palma da mão do trapaceiro. Os dados de hoje são muito maiores do que os da época medieval, por isso pode ser um pouco difícil imaginar como seria. No entanto, os cubos medievais eram pequenos e tinham bordas afiadas, tornando-os facilmente perfurados na pele.

Por quepunição tão severa? Para dissuadir o criminoso de trapacear novamente e alertar outros para não jogarem com um trapaceiro (pois os dados ficariam visíveis na palma da mão). No entanto, não há dados que confirmem que esta punição foi realmente usada em trapaceiros.

Quanto a outras punições, ou seja, punições por trapaça em outros jogos, exceto dados, as fontes não fornecem referências unânimes. É apenas referenciado que as punições foram severas.

Libro de los Juegos - Livro de jogos de Alfonso X

Libro de los Juegos , ou Libro de Axedrez, Dados e Tablas, O Livro dos Jogos, ou O Livro do Xadrez, Dados e Mesas, é considerado um dos documentos mais vitais para a pesquisa da história dos jogos de tabuleiro.

Foi encomendado pelo rei Alfonso X de Castela, Galiza e Leão em Toledo, Espanha, em 1283 e é um dos livros mais antigos escritos sobre jogos de tabuleiro.

Real Biblioteca del Monasterio de San Lorenzo de El Escorial (Biblioteca do Mosteiro Escorial) em Madrid, Espanha, guarda o manuscrito mais antigo, que data de 1283. É mantido como manuscrito TI6, apresentando magníficas pinturas de jogos e jogadores da época. É um manuscrito de 40 cm x 28 cm (16 pol x 11 pol.) encadernado em pele de carneiro. A Real Academia de la Historia Madrid (Real Academia Espanhola de História de Madrid) possui uma cópia de 1334 do manuscrito.

Em 2003, uma tradução inglesa do livro viu a luz do dia, oumelhor ainda – a luz da internet. Foi publicado na internet por Sonja Musser Golladay, doutoranda da Universidade do Arizona. O livro foi intitulado Livro dos Jogos de Alfonso X – Traduzido por Sonja Musser Golladay, 2003.

O livro contém 97 folhas de pergaminho, numerosas com ilustrações coloridas; também contém 150 miniaturas. O conteúdo do livro é uma tese que aborda a prática de três jogos: um jogo de habilidade, ou xadrez; um jogo de azar ou dados; e um terceiro jogo, gamão, uma combinação de elementos de habilidade e sorte.

O livro é famoso por fornecer uma visão do que se acredita ser a descrição mais antiga conhecida desses jogos. Todos os jogos são discutidos em nível astronômico e astrológico na seção final do livro. Explorando mais profundamente, o texto pode ser interpretado como um conto de iniciação altamente alegórico, bem como um guia metafísico para levar uma vida prudente, equilibrada e virtuosa. Correspondentemente ao aspecto didático do manuscrito (que, visto objetivamente, não é excessivamente moralista), suas ilustrações revelam uma rica complexidade social, cultural e religiosa.

Considerações Finais sobre os Jogos Medievais

Com base no que li e pesquisei, o jogo parece sempre ter sido uma forma de passar o tempo, se divertir e até ganhar algum. Desde os tempos medievais até hoje, os jogos de azar evoluíram atravésdiversas formas, mas nunca abandonando o seu estatuto de centro de atenção de todo o entretenimento. Mais ainda, eles se tornaram verdadeiras formas de arte, daquelas das quais nunca nos cansamos.

Em nosso podcast, "Como funcionam os caça-níqueis online", discutimos a estratégia do jogador, a mecânica por trás dos caça-níqueis, o que atrai jogadores e muito mais. Ouça e veja se você consegue vincular os caça-níqueis modernos aos jogos medievais.

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Casas de jogos na Idade Média: tabernas e pousadas

As pousadas surgiram na Inglaterra nos séculos XII e XIII, apenas para se tornar bastante comum no século XV. Eles foram encontrados principalmente em vilas e cidades (geralmente na praça da cidade ou em locais onde as estradas comerciais se encontravam), especialmente na Inglaterra. As pousadas rapidamente se transformaram em marcos do assentamento em que estavam e em motores vitais da economia.

Na França e no Sacro Império Romano, as pousadas tornaram-se centros comerciais por direito próprio, já que os comerciantes geralmente as usavam como ponto de encontro. pontos onde trocavam mercadorias sem sequer terem de chegar a uma cidade.

Curiosamente, embora o objectivo principal das pousadas fosse fornecer alojamento aos viajantes, a história explica que o jogo era endémico neste tipo de estabelecimentos. Normalmente, os estalajadeiros agiam como banqueiros e penhoristas, detendo a propriedade do jogador em troca de dinheiro, permitindo-lhes continuar a jogar. O jogo de dados foi proibido em muitas cidades, pois inúmeros homens perderam tudo dessa forma, inclusive suas roupas. No entanto, apesar da proibição do jogo, continuou a prosperar durante toda a época medieval.

Ao contrário das estalagens, as tabernas eram principalmente casas de bebidas, procurando servir os níveis mais prósperos da sociedade. Ainda assim, eles também encorajaram o jogo,juntamente com outras atividades igualmente atraentes.

A vida na taverna era tão necessária para a vida em uma vila medieval inglesa quanto o pão. As tavernas incentivavam a bebida e o jogo em praticamente todas as suas porções, oferecendo jogos de cartas medievais, entretenimento de mesa e jogos de dados medievais para clientes que eram homens e mulheres. Ao contrário de hoje, os jogos de cartas medievais nunca tiveram um conjunto de revendedor ou crupiê; em vez disso, os jogadores se revezavam no papel de banco se as regras do jogo sugerissem que um era necessário.

Embora os jogos de cartas medievais não fossem tão organizados como são hoje , eles com certeza eram essenciais para o entretenimento noturno. Mas os jogos medievais nas tabernas não eram apenas cartas e dados. Também era costume organizar tiros com arco e flecha (de muito curto alcance!) e jogos de boliche nas vielas entre os prédios, daí o termo agora usado pista de boliche.

O jargão do jogo se desenvolveu ao longo dos séculos, com inúmeras palavras relacionadas a jogos de azar ainda sendo usadas hoje. Para se atualizar na gíria do cassino, dê uma olhada em nosso glossário de termos de jogos de azar e veja se você está familiarizado com eles.

Como as tabernas eram locais centrais de entretenimento obsceno , como jogos de azar , beber (excessivamente), atuar e cantar, prostituição, brigas físicas e outras coisas "imorais" da época, eram desaprovados pela nobreza em geral. Mesmo assim, os jogos de taverna medievais proporcionama parte mais divertida da história medieval.

Havia algum cassino na Europa medieval? Resumindo: Não. A primeira casa de jogos conhecida como cassino foi construída em Veneza, Itália, na Europa pós-medieval, em 1638. Chamava-se Ridotto. Em relação aos tipos modernos de jogos de cassino, como Blackjack e Roleta, acredita-se que foram desenvolvimentos dos séculos XVIII e XIX. Atualmente, não há evidências de que estes ou variações dos mesmos sejam jogados na Europa medieval.

Jogos de dados medievais

Em contraste com os jogos de tabuleiro táticos, todos os jogos relacionados a dados exigiam apenas fortuna, não inteligência ou talento, o que os tornou extremamente populares na época.

Para que um jogo fosse considerado um jogo de dados, eram necessários dois ou mais jogadores que lançassem os dados de acordo com as regras do jogo. Os jogos de dados medievais convidavam, de facto, as pessoas a jogar devido à sua natureza sedutora bem como à sua simplicidade e diversidade de aplicação. Há registros que mostram homens perdendo roupas, ovelhas, esposas e filhos em jogos de dados! Mesmo assim, apesar das perdas muito comuns e grandiosas, os jogos de dados medievais gozavam do status dos mais famosos jogos de taverna medievais, ao lado das cartas.

Os jogos de dados medievais mais populares eram:

  • Zara
  • Hazard
  • Glückshaus (Casa da Sorte)
  • Xadrez de dados
  • Sorteio
  • Passagem

Como o jogo de dados e o lançamento de moeda foram os jogos que mais apareceramcríticas, pois foram ganhos ou perdidos por puro acaso.

Jogos de cartas medievais

Com o tempo, o jogo ganhou uma certa legitimidade moral, apesar de sua proibição legal ainda em vigor. Isso ajudou um jogador medieval médio a desfrutar de várias atividades de jogo da época, como dados, cartas, várias formas de apostas e similares.

Os jogos de cartas medievais tornaram-se a forma mais popular de jogar durante o século XV como o a popularidade dos jogos de dados diminuiu. Os cartões vieram da Ásia e do mundo árabe para a Europa e se espalharam por toda a Europa em meados/final do século XVI.

Os cartões eram amplamente apreciados por todos os níveis da sociedade, apesar de sendo proibido à classe baixa. No momento em que um jogo era incluído na lista de proibições, os jogadores medievais inteligentes faziam uma pequena mudança nele e começavam a jogá-lo com um novo nome. Os jogos de cartas medievais eram divertidos por natureza e mais desafiadores do que os dados, mas menos cerebrais do que o xadrez e outros jogos semelhantes.

Como as cartas por si só eram um meio de jogo, e não um jogo, poderíamos argumentar que havia tantos jogos medievais jogos de cartas, pois havia pessoas jogando – pelo menos até que os baralhos fossem padronizados. Não poderia haver jogos codificados sem baralhos uniformes, o que tornava esse entretenimento de jogo tão variado.

Os jogos de cartas medievais mais populares eram:

  • Nove homensmorris
  • Cribbage
  • Karnöffel
  • Ritmomaquia
  • Todos os Quatro
  • Hofamterspiel
  • Bête
  • Triomphe (também conhecido como French Ruff)

Outros jogos de azar medievais populares

Embora os jogos de cartas medievais e os dados medievais sejam considerados as duas atividades de jogo mais populares da época, uma infinidade de outros jogos igualmente envolventes poderiam entreter um jogador medieval comum.

Apostas esportivas medievais

À medida que muitos homens se tornavam cavaleiros, os esportes e as habilidades de batalha eram muito populares. Isso resultou no desenvolvimento de jogos como:

  • Lançamento de martelo
  • Justa
  • Tiro com arco
  • Luta livre

Além disso, o críquete, o futebol, o boliche e o golfe surgiram como hábitos de apostas adicionais.

Jogos de estratégia medievais

Os jogos de estratégia eram um entretenimento padrão dos jogadores "inteligentes" da época. As regras para a maioria dos jogos de estratégia medievais foram adquiridas do Libro de los Juegos encomendado por Alfonso X de Castela no século XIII.

Alguns dos mais populares foram:

  • Alquerque (o ancestral das damas)
  • Três em linha (o ancestral do moderno jogo da velha)
  • Mill (o moderno Nine Men's Morris)
  • Tablut

Jogos de tabuleiro de corrida medieval

Mais algumas joias encontradas no Libro de los Juegos, esses jogos de tabuleiro de corrida medieval eram emocionantes e apreciados por muitos jogadores medievais.jogador. Alguns jogos de tabuleiro de corrida existem em mais de quinze variantes no Libro de los Juegos.

  • Tabelas
  • Tabela das Quatro Estações
  • Tabela de Astronomia

Todos os três jogos são considerados os ancestrais do Gamão moderno. Porém, suas estratégias e a quantidade de jogadores diferem, tornando-os, de certa forma, completamente diferentes de suas variações modernas.

Jogo(s) de caça medieval

De todos os jogos praticados na época medieval, não havia nenhuma atividade de lazer tão apreciada quanto a caça . Porém, como a caça (na verdade) era reservada à aristocracia, a classe baixa encontrou uma forma de transformá-la em um jogo de salão. O resultado? O jogo da Raposa e dos Gansos. O jogo é muito parecido com uma simulação de caça, com o objetivo do jogo diferente para os dois jogadores. A Raposa e os Gansos foram mencionados no Libro de los Juegos como De Cercar the Liebre.

Jogos de jogo medievais mais populares

Passe-dix

Passe-dix é possivelmente um do jogo de dados mais (se não o mais) antigo da história. Foi especificado pelo evangelho de Mateus (Mateus 27:35) e considerado como o jogo jogado sob o local da crucificação de Jesus de Nazaré pelos guardas romanos.

Passe-dix é jogado com três dados, sempre tem um banqueiro , com um número ilimitado de jogadores. A banca muda após cada lançamento.

Hazard

Hazard (um ancestral do jogo de dados) é um dos primeiros jogos inglesesjogos de dados medievais, mencionados nos Contos de Canterbury no século XIV. Era jogado com dois dados e tinha regras bastante complicadas, mas ainda assim permaneceu um dos jogos de dados mais populares ao longo dos séculos XVII e XVIII. Hazard era frequentemente jogado por dinheiro. O jogo de dados desenvolveu-se a partir do perigo no século 19 através de uma simplificação das regras.

Pontos mais altos

Um jogo medieval simples e direto, Pontos mais altos tinha 2 dados de seis lados e 2 jogadores: cada um lança os dados e a soma mais alta vence. Como era tão simples, sem truques ou apostas altas, Pontos Mais Altos era o menos jogado de todos os jogos de dados.

Cruz e Pilha

Cruz e Pilha era um jogo de 2 jogadores e 1 moeda/concha do mar, com cada jogador escolhendo um dos dois lados. Depois de lançar a moeda no ar, o lado de cima vence. Strutt e Hone observaram que Cross and Pile é: "um passatempo bobo bastante conhecido entre as classes mais baixas e vulgares da comunidade, e às quais está atualmente confinado de maneira muito apropriada".

No entanto, antes de seu status degradado, o jogo tinha uma classificação mais elevada e foi até apresentado na corte de Eduardo II.

Sorteio

Dados cúbicos apareceram até agora remonta ao século VII a.C. e rapidamente se tornou uma das ferramentas mais populares para vários tipos de entretenimento. O sorteio era um jogo de dados de alto nível, onde o vencedor tinha que lançar todos os trêsdados iguais ou o par mais alto. Geralmente era jogado em tavernas e atraía trapaceiros que, se fossem pegos trapaceando, teriam que furar os dados nas palmas das mãos ou usar os dados falsos no pescoço.

Wilkins fala do sorteio como "um jogo de três dados que pode ser considerado o ancestral das máquinas caça-níqueis modernas", que coloca a história das máquinas caça-níqueis sob uma luz totalmente nova e fascinante.

Zara

Um dos jogos de dados mais populares da Idade Média era o Zara que estava tão em voga que mereceu uma menção de Dante Alighieri! Neste jogo, os jogadores gritavam um número, e aquele que lançasse a soma que havia apostado seria o vencedor do jogo, enquanto o perdedor seria zara.

Thimble-Rig

O apogeu do jogo medieval, o dedal era um jogo para todos os jogadores com mais dinheiro do que inteligência. Os historiadores referem-se a ele mais como uma farsa do que como um jogo real, mas era, apesar disso, muito popular nas ruas de cidades e vilas medievais. Thimble-rig também estava vivo e bem no século XIX. Era jogado com 1 grão de pimenta, 3 ervilhas, 1 superfície plana, língua barulhenta e mão rápida: 1 dealer, 1 jogador, 1 bonnet, 1 egger.

Basset

Basset, também conhecido como barbacole e hocca, era um jogo de cartas jogado principalmente por pessoas de alto escalão, pois muitas vezes resultava em grandes perdas ou ganhos. Foi considerado um dos jogos mais educados

Kevin Freeman

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